terça-feira, 14 de maio de 2019

A moral antes e hoje


A moral antes e hoje
 




 


Moral Bíblica

Lendo algum artigo sobre atual paradigma político, encontro uma alegação de que a sociedade estava antes se afastando dos valores judaico-cristãos. Isso me fez pensar até onde os valores da Bíblia eram seguidos pela população, e o que isso influenciou na moral e costumes. Fato é que essa moral está presente principalmente nos Dez Mandamentos, e nos mandamentos em geral, a que judeus chamam mitzvot. Essa seria a lei, mas para cristãos, por outro lado, a lei não salva, mas é Jesus Cristo que salva, pela fé nele. Logo, a moral teve uma primeira variante nesse momento, a que os costumes judaicos já estavam sendo não praticados por cristãos, pois se tratavam de 613 mandamentos, ou no mínimo de 7 mandamentos, para as nações. Mas entre o certo e errado está de todo modo na consciência e educação das pessoas, muitas vezes já pressuposta, apenas refletido em alguma norma ou lei. O centro está em Deus de qualquer forma. Amar ao próximo e a Deus seria o maior mandamento.
 
 
 
 
 
 
 

Moral renascentista e moderna

Já no momento do que historicamente se chamou renascimento, a moral se volta para a pessoa, num humanismo, se afastando da centralidade única em Deus, e ainda abraçando uma visão grega da concepção. Maquiavel falava de virtude, não mais como um cumprimento da lei de Deus, ou virtude cristã, mas de uma virtu, uma virilidade. A moral também sofreu ainda muitas reviravoltas com ciências místicas que voltaram também em renascimento. Fato é que o humano toma o centro e que a arte retrata na época essa estética humanista. Na modernidade, com o advento da ciência, mais uma vez a moral cristã foi deixada de lado, gerando uma concepção de prova experimental e busca de uma verdade materialmente comprovada. O materialismo chega ao ápice, apesar do progresso nesse sentido. Também o iluminismo coloca a razão no centro, criando a enciclopédia e resultando em normas de direitos humanos, contudo sem falar de Deus, ou quando o faz, O afastando do mundo. Já atualmente se caminha para restaurar uma moral judaico-cristã, com valores conservadores e pautados no bom exemplo e repressão da falta de ética, por severa punição. Mas a moral vem se transformando, necessitando de uma matéria formativa de educação.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário