segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Sobre o caráter, a disciplina e o respeito


Sobre o caráter, a disciplina e o respeito

 
 
 
Do Caráter

         Certa vez conversando com colega psicóloga, esta me disse que o caráter não muda. Mas disso pensei não implique talvez que o caráter não possa ser formado, ou melhor, educado. Aristóteles fala em virtude moral e esta relacionada ao caráter, com características como calma, amabilidade e temperança. Em uma criança, a sua formação neurológica ou mesmo de caráter ocorre até os 7 anos de idade. Também se pode ir formando mesmo após isso, e o ser humano tem potencial. Também o adolescente em sua psicologia de desenvolvimento tem as escolhas morais e de comportamento, de modo que é fundamental ter disciplina externa e uma educação de família bem estruturada. O problema é que na atualidade a família perdeu em muito de sua estrutura, seja por valores errados que foram defendidos, seja por certa influência materialista ou comunista em relação à liberalidade e costumes. Devemos, por outro lado, reforçar os traços positivos de caráter na educação e valorar a disciplina e o respeito à família, a fim de que a sociedade não se desmantele, revelando caráter desviado ou mesmo antissocial.

 
 
 
 

A Disciplina

         Sempre que se pensa em disciplina, vem o tema do militar em sua rotina ou mesmo arquétipo. Mas também as artes marciais revelam a grande importância da disciplina para a sua eficiência. Ademais, na escola assim devia igualmente ser. Obedecer a um mestre com respeito e dignidade. Não se deve esquecer que o professor tem a formação necessária a compreender melhor através de determinadas técnicas o que é melhor para o aluno. Seja através de formação em face de desenvolvimento em relação à educação, seja por estudos de psicologia ou mesmo de filosofia da educação. Como que uma pessoa que não respeita as regras da casa vai respeitar as leis de um país? A disciplina então é essencial já desde a educação básica. Usar de horários, tarefas, prêmios e repressões inteligentes. O exemplo dos pais também fala mais alto. De nada adianta se colocar disciplina em outra pessoa se a si mesmo não tem disciplina. A escola militar e o seminário parecem mostrar bem até onde se pode ganhar com a disciplina.

 
 
 
 
 
 

O Respeito

         O respeito se relaciona a dignidade humana. Quando se percebe que o outro é um ser humano, com espírito e sabedoria, acaba por se respeitar. O outro não é uma coisa, um objeto, um produto. A pessoa não é uma mercadoria. Assim o respeito deve se relacionar também aos pais e aos professores. Não se pode sempre concordar com a opinião dos mestres e educadores, mas se deve respeitar estes. O outro revela uma relação essencial para a ética e moral. O tema da alteridade. O limite e a liberdade do outro. Mas em se tratando de educador, essencial é ter uma hierarquia. Doutro modo vira anarquia e caos. A ordem e progresso presentes em nossa bandeira nos podem lembrar da meta. Nossa identidade com a pátria nos mostra a ordem. O respeito dá a base do relacionamento humano. Para uma sociedade justa se deve ter respeito. Respeitar as pessoas é a base. O filósofo Demócrito foi o primeiro a falar de respeito como princípio de ética, como um respeito para consigo mesmo.  O respeito deve ser estimulado para assim trazer a harmonia e ordem.

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