sábado, 9 de março de 2019

A CRIANÇA PRECISA TER ÉTICA


A criança precisa ter ética
 
Resultado de imagem para free clipart criança desenho
 
 

         Muitas crianças são educadas fisicamente e intelectualmente, destacadas pelos pais, por inteligência ou alguma habilidade esportiva. Mas necessário também é que se eduque em valores e ética. Isso não é muitas vezes provado por uma mera habilidade ou nota em prova, mas por um comportamento frente a relacionamento, onde um valor de retidão é demonstrado. Aparece o conceito de bem e mal, de certo e errado, de regras e de leis. Para isso, importante colocar regras e horários, uma rotina para a vida das crianças, para que se tornem também adultos organizados e confiáveis. Doutro modo seria tarde demais, deixar para depois.
 
 
 
 
 

        Içame Tiba falou recentemente em relação às crianças: “Não basta ser inteligente, a criança precisa ter ética”. Isso nos faz relembrar a disciplina tão necessária na educação, seja dos pais, seja da escola. A rotina da oração ou do hino nacional é importante nesse aspecto. Muitos casos de crianças tidas por hiperativas ou com déficit de atenção na verdade é falta de educação, segundo Tiba. Nem basta apenas os pais acharem que por pagarem uma escola cara ou particular, seus filhos seriam exemplares. “A verdade é que nossos filhos podem estudar nas melhores escolas, terem tudo do bom e do melhor e muitas oportunidades de sucesso, mas ainda assim não irão muito longe se não forem pessoas éticas”: disse o psiquiatra. Fato é que a relação dos pais com os filhos veio sendo relativizada por falta de valores, de modelo de certo e de errado.
 
 
 
 
 
 

A sociedade atual passou por um momento líquido, sem bases sólidas para qualquer padrão de comportamento e valor moral. Por outro lado, as crianças ficaram sem referenciais frente a isso. A família se deixou levar mais por isolamentos, tecnologia, paixões, vícios e uma total ausência dos pais. A figura de autoridade desapareceu, e isso foi até a escola e por fim até o mundo do trabalho, a sociedade. Logo, existem pessoas inteligentes, mas que não foram formadas eticamente. Isso tudo culminou no Brasil que vive uma grande crise, que é a crise ética. Também no destaque dos filhos, os pais devem mostrar a sua honestidade, e não meramente notas e avaliações, ou habilidades desportivas dos filhos. Medalhas sejam dadas ao caráter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário