Sobre o
caráter, a disciplina e o respeito
Do Caráter
Certa vez
conversando com colega psicóloga, esta me disse que o caráter não muda. Mas
disso pensei não implique talvez que o caráter não possa ser formado, ou
melhor, educado. Aristóteles fala em virtude moral e esta relacionada ao
caráter, com características como calma, amabilidade e temperança. Em uma
criança, a sua formação neurológica ou mesmo de caráter ocorre até os 7 anos de
idade. Também se pode ir formando mesmo após isso, e o ser humano tem
potencial. Também o adolescente em sua psicologia de desenvolvimento tem as
escolhas morais e de comportamento, de modo que é fundamental ter disciplina externa
e uma educação de família bem estruturada. O problema é que na atualidade a
família perdeu em muito de sua estrutura, seja por valores errados que foram
defendidos, seja por certa influência materialista ou comunista em relação à
liberalidade e costumes. Devemos, por outro lado, reforçar os traços positivos
de caráter na educação e valorar a disciplina e o respeito à família, a fim de
que a sociedade não se desmantele, revelando caráter desviado ou mesmo
antissocial.
A Disciplina
Sempre que se
pensa em disciplina, vem o tema do militar em sua rotina ou mesmo arquétipo.
Mas também as artes marciais revelam a grande importância da disciplina para a
sua eficiência. Ademais, na escola assim devia igualmente ser. Obedecer a um
mestre com respeito e dignidade. Não se deve esquecer que o professor tem a
formação necessária a compreender melhor através de determinadas técnicas o que
é melhor para o aluno. Seja através de formação em face de desenvolvimento em
relação à educação, seja por estudos de psicologia ou mesmo de filosofia da
educação. Como que uma pessoa que não respeita as regras da casa vai respeitar
as leis de um país? A disciplina então é essencial já desde a educação básica.
Usar de horários, tarefas, prêmios e repressões inteligentes. O exemplo dos
pais também fala mais alto. De nada adianta se colocar disciplina em outra
pessoa se a si mesmo não tem disciplina. A escola militar e o seminário parecem
mostrar bem até onde se pode ganhar com a disciplina.
O Respeito
O respeito se
relaciona a dignidade humana. Quando se percebe que o outro é um ser humano,
com espírito e sabedoria, acaba por se respeitar. O outro não é uma coisa, um
objeto, um produto. A pessoa não é uma mercadoria. Assim o respeito deve se
relacionar também aos pais e aos professores. Não se pode sempre concordar com
a opinião dos mestres e educadores, mas se deve respeitar estes. O outro revela
uma relação essencial para a ética e moral. O tema da alteridade. O limite e a
liberdade do outro. Mas em se tratando de educador, essencial é ter uma
hierarquia. Doutro modo vira anarquia e caos. A ordem e progresso presentes em
nossa bandeira nos podem lembrar da meta. Nossa identidade com a pátria nos
mostra a ordem. O respeito dá a base do relacionamento humano. Para uma
sociedade justa se deve ter respeito. Respeitar as pessoas é a base. O filósofo
Demócrito foi o primeiro a falar de respeito como princípio de ética, como um
respeito para consigo mesmo. O respeito
deve ser estimulado para assim trazer a harmonia e ordem.
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