sábado, 20 de outubro de 2018

O retorno da Educação Moral e Cívica nas escolas


        






 
 
 
        Sempre fui fascinado com o tema da moral, desde minha leituras de filósofo alemão Immanuel Kant, até uma série de meditações sobre o tema, quando no curso de Direito alguns professores tratavam da diferença entre ética e moral, e da importância dessa dimensão nas relações humanas. Vemos nas escolas um grande caos, em desrespeito a professores e mesmo violência contra os mesmos, e até recorde de afastamento de profissionais da educação por problemas psicológicos, haja vista a tensão em escolas. Mas recentemente surge uma luz, de modo que em escolas vem voltando a matéria Educação Moral e Cívica, como no Distrito Federal, onde em 2019 haverá a volta desta.  Tratada com certo preconceito por ser ligada a regime militar, a disciplina se mostra essencial para botar ordem em atuais escolas, que de longe vem perdendo a regra e a disciplina, muito além de se andar em fila ou recitar o hino nacional, como muitos vêem o efeito dessa matéria em escolas.
 
 

         Apesar da disciplina EMC ter sido tirada da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), desde 1993, por presidente Itamar Franco, fato é que de algum tempo que a matéria vem sendo restaurada em escolas municipais do país, não sem motivo, tendo algum resultado. Para apenas citar algumas cidades, pode lembrar-se de Ribeirão Preto/SP, de Mogi das Cruzes/SP, de Brusque e Tubarão, em Santa Catarina e de Guarapari, no Espírito Santo. Fato é que as crianças precisam de uma formação sobre a Pátria, sobre os valores da família e sobre a cidadania. A matéria é chamada inclusive mais atualmente de Cidadania Moral e Cívica. Conhecer os direitos é essencial a todo o cidadão, e ter o respeito pela família e pelo país é também essencial, isso sem falar na formação de caráter e conhecimento de virtudes, as quais se podem usar para uma convivência humana mais satisfatória e equilibrada. Existe um projeto de lei de Cabo Daciolo para o retorno da disciplina, bem como próximo governo apontar para essa dimensão, sendo a recente reforma da LDB e o Novo Ensino Médio já apontar para tal busca, uma vez o governo ter por frase de propaganda a frase “Ordem e Progresso”, frase para quem não sabe, além de presente em nossa bela bandeira, também vindo da filosofia positivista de Augusto Comte.
 
 

         Após tantos desmandos e confusão nas instituições de ensino básico, certo é que além de governo federal, as câmaras municipais e bons vereadores podem tomar a iniciativa de buscar essa inclusão em escolas, de modo a disciplinar alunos e oferecer um mundo mais seguro a professores, profissão das mais nobres. Muitos se afastaram da educação, procurando fazer outras coisas, haja vista problemas na área da educação. Isso pode mudar aos poucos, e se deve evitar rigorismo excessivo. Fato é que a disciplina militar e religiosa evita descontrole e gera uma educação respeitável. Também tribunal superior teria decidido esses tempos sobre a escola religiosa e sua possibilidade. O retorno da Educação Moral e Cívica apenas tem de ter uma cara mais de acordo com nosso tempo. Mas de nenhum modo é marca de ditadura ou aliena pessoas, mas as torna sim melhores cidadãos e pessoas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário